“Dedos delicados passeiam pela cabeça. Suas pontas apertam de forma suave todo couro cabeludo e sinais de tensão se dissipam no ar. As mãos hábeis deslizam para a nuca e continuam o trabalho, pressionando a pele com moderado vigor. Chegando ao pescoço, as sensações de alívio tornam-se mais fortes. A energia represada entre os ombros e a parte superior do corpo começa escapulir com o simples e lento massagear”.

O TUINÁ é uma técnica de massagem terapêutica chinesa praticada há quase cinco mil anos e que até hoje é utilizada nos hospitais e clínicas da China. TUI significa empurrar e NA significa agarrar. Através de manobras específicas realizadas nos pontos ao longo dos meridianos da Acupuntura, dispersa o excesso de Energia concentrada e revigora as partes enfraquecidas; desbloqueia Canais de Energia obstruídos e libera fluxos de Sangue e Energia; reativa a circulação, devolvendo sua capacidade máxima de funcionamento e contribuindo diretamente para o melhor desempenho dos órgãos.

A prática da massagem TUINÁ é preventiva, pois ajuda a evitar que os processos de adoecimento se instalem, uma vez que, na visão da Medicina Tradicional Chinesa, antes que qualquer doença se manifeste fisicamente, ocorre um desequilíbrio energético que se traduz sob a forma de dor, mal-estar, tontura e outros sintomas, que funcionam como um alerta de que algo está em desarmonia no nosso corpo. A massagem serve também para atenuar inúmeros problemas já existentes ao mesmo tempo em que promove a serenidade e acalma o espírito.

Numa sessão de TUINÁ, de início, o terapeuta realiza uma análise da condição energética do indivíduo, à luz das teorias da Medicina Tradicional Chinesa, toma conhecimento de suas queixas e assim direciona o atendimento. A massagem TUINÁ promove vários efeitos terapêuticos sobre os sistemas nervoso, circulatório, linfático, respiratório, digestivo e metabólico, além de efeitos sobre a pele, tecido muscular, tendões e juntas.

Esta técnica é indicada principalmente para o tratamento da queda de imunidade, alívio de dores musculares, problemas menstruais, emagrecimento, diabetes, bronquite, menopausa, dor de cabeça e controle do estresse.

Resumindo, a massagem TUINÁ concentra-se em trazer os sistemas orgânicos internos de volta à harmonia, fortalecendo os mecanismos de defesa naturais do indivíduo e propiciando que o corpo cure a si próprio. Mostra-se como um caminho de tratamento, de transformação e uma opção de vida aos que optam pela busca do equilíbrio físico-mental-emocional.

Norma Veras
Terapeuta Holística

%d blogueiros gostam disto: