A Acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que consiste na estimulação de pontos específicos na pele. Uma dúvida muito comum é: como essa técnica funciona? De acordo com os princípios básicos da MTC, a estimulação dos pontos de Acupuntura corretos leva a regulação de fluxo energético e consequente restabelecimento do equilíbrio do organismo.

Sua aplicação na infertilidade é bastante ampla tanto nas mulheres como nos homens, mas antes de tratar da sua terapêutica, vamos definir melhor este problema. Do ponto de vista da medicina ocidental, a infertilidade é a incapacidade de se reproduzir que um casal pode apresentar. Esse diagnóstico normalmente é fechado quando um casal não consegue engravidar sem o uso de qualquer método contraceptivo, após um ano de relações sexuais regulares.

Para a MTC, a aplicação da Acupuntura funciona de maneira diferente nas mulheres e nos homens. Nas mulheres, ela auxilia de diversas maneiras, isoladamente ou em conjunto a técnicas de reprodução assistida. Muitos estudos comprovam que sua associação ao processo de fertilização in vitro aumenta a taxa de sucesso. Do ponto de vista psicológico, a Acupuntura favorece o equilíbrio emocional e a tranquilidade, essenciais para o processo de fertilização, uma vez que são comprovados os efeitos negativos do estresse. Do ponto de vista físico, regula níveis hormonais, propicia a ovulação e aumenta o fluxo sanguíneo na região pélvica, o que melhora a qualidade do endométrio e, consequentemente, favorece o desenvolvimento dos folículos e a fixação do embrião.

Nos homens, a Acupuntura pode auxiliar nos casos de infertilidade causada por cansaço e estresse excessivos, ajudando-os a reestabelecer o equilíbrio físico, mental e emocional, o que por sua vez influencia na qualidade dos espermatozoides que serão produzidos, a partir do momento em que o organismo deste indivíduo está em equilíbrio. Nos casos da baixa produção de espermatozoides, existem várias evidências científicas que a Acupuntura favorece o aumento da sua produção.

Como visto, a acupuntura, assim como outras técnicas da Tradicional Medicina Chinesa, faz parte da terapêutica holística, abordagem que abrange os aspectos físico, mental e emocional de cada caso e busca promover a capacidade do organismo ao auto equilíbrio.

Ana Laura Larrosa

%d blogueiros gostam disto: